Início do Conteúdo Principal
BLOG

Corpo de Bombeiros do DF regulamenta novas normas para Hospitais de Campanha durante a pandemia do Covid-19

05/06/20 09h48

Corpo de Bombeiros do DF regulamenta novas normas para Hospitais de Campanha durante a pandemia do Covid-19

Com o intuito de regularizar algumas normas para a construção de hospitais de campanha, durante a pandemia do coronavírus, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), instituiu uma portaria com novas regras que deverão ser seguidas enquanto essa situação estiver ativa.


Ainda que temporárias, as instalações destinadas para esse fim terão que seguir medidas básicas de segurança contra incêndio e pânico. Equipamentos como extintores de incêndio, iluminação, sinalização e saídas de emergência e Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCI) serão obrigatórias nesses espaços. Já itens como chuveiros contra incêndio, hidrantes de paredes e detectores de fumaça, não serão exigidos. A diminuição das exigências se explica, pelo fato de que com um tempo útil de vida menor, esses hospitais tendem a ter menos aglomeração de pessoas, já que deve receber somente pacientes e equipes médicas e de saúde. Com público e espaços reduzidos, fica mais fácil o monitoramento e controle em qualquer eventualidade, por isso, as regras podem ser adaptáveis. De acordo com o chefe do Departamento de Segurança, coronel Claudio Góes, a segurança não fica comprometida, pois, a própria estrutura não permitiria a aplicação de alguns itens, como hidrantes nas paredes, por exemplo.


As flexibilizações permitidas, não isentam a apresentação de documento que sinalize todas as informações técnicas, em relação a construção, como tipos de materiais, quantidade de leitos, áreas de apoio, materiais utilizados na construção, etc. Todos esses dados devem ser informados ao CBMDF, já que uma inspeção de vistoria será realizada em todos os ambientes destinados a esse fim. Um outro dado que a nova portaria traz, é o de que construções permanentes que estão sendo utilizadas como unidades de saúde de caráter temporário, como a que acontece no estádio Mané Garrincha, não precisam estar regularmente licenciadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, podendo ser utilizadas as estruturas já aproveitadas pela corporação anteriormente. Entretanto, medidas será necessário apresentar as medidas realizadas para adequação Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCI), devido às adaptações realizadas.

 

Onde encontrar placas de sinalização

 

As placas de sinalização, que estão entre os itens exigidos para as instalações dos hospitais de campanha, são importantes para a rápida evacuação de um prédio em caso de incêndios. A TAG Sinalização é especialista no assunto e possui certificação da ABNT NBR 13434; confira os produtos em nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.

 

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online