Início do Conteúdo Principal
BLOG

O que você precisa saber sobre medidas preventivas contra incêndios em edificações altas

23/04/20 09h07

O que você precisa saber sobre medidas preventivas contra incêndios em edificações altas

Episódios em que incêndios devastaram prédios inteiros consumindo-os até o seu colapso, não são tão raros em nossa história como gostaríamos. Por isso, é de grande valia entendermos a importância de ações preventivas contra incêndios em edificações altas. Quando falamos sobre tais medidas, logo nos questionamos sobre outros pontos: quais são as medidas necessárias para evitar tais ocorrências? Como é feita a fiscalização? A quem compete esses cuidados? Para começarmos a responder cada uma delas é importante saber que a norma técnica brasileira NBR 9077:2001 – Saídas de Emergência – classifica como construções medianamente altas todas as que têm alturas acima do nível do solo, entre 12 metros e 30 metros.


Sendo as classificadas como altas aquelas com mais de 30 metros. Ou seja, as medianas altas possuem de 4 a 6 pavimentos e as altas têm mais de 6 pavimentos. Após dois grandes casos de incêndios em altas construções na cidade de São Paulo (Andraus e Joelma), foi imprescindível a revisão das normas que regularizavam tais edificações.
 

Novas regras de cumprimento para prevenção de incêndios

 

Novas normas técnicas foram estabelecidas para esse tipo de construção, além disso, os regulamentos de segurança contra incêndios foram revistos, o que ocasionou em uma maior autonomia ao Corpo de Bombeiros no Brasil, entre elas: as diretrizes para saídas de emergência; segurança contra incêndio e pânico; e readequações das legislações referentes aos ambientes de trabalho e das exigências particulares das obras de concreto armado e protendido em relação à resistência ao fogo. Essas novas regras vieram de encontro com o novo contexto do país que teve um ganho considerável em termos de população em que edificações, cada vez mais altas, passaram a dominar a paisagem de grandes centros para acomodar essa demanda populacional. Fica fácil de imaginar que, quanto mais alta for a edificação, mais rigorosa serão as medidas preventivas – tanto passivas quanto ativas - exigidas para ela; um bom projeto deve prever mais alternativas de rotas de fuga ou melhores sistemas de proteção.


O que ainda falta para o Brasil é criar uma cultura ativa de prevenção contra incêndios que alcance ações práticas e não somente destaques na mídia após eventuais sinistros. As exigências existem não para dificultar, mas, para proteger a população; a certidão de Licença do Corpo de Bombeiros é um requisito mínimo que muitas edificações sequer possuem. Além de conscientização, também falta fiscalização.

 

Qual a importância de ter produtos certificados em edificações?

 

A TAG Sinalização é fabricante especializada em placas de sinalização e trabalha com altos padrões nacionais e internacionais. Toda a linha para emergência e pânico tem certificação da ABNT NBR 13434, o que garante a qualidade e a conformidade de nossos produtos. Conheça todos os itens disponíveis em nossa loja virtual: www.tagsinalizacao.com.

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online