Início do Conteúdo Principal
BLOG

Maioria dos hospitais públicos funciona sem atestado contra incêndio em SP

16/08/19 09h39

Maioria dos hospitais públicos funciona sem atestado contra incêndio em SP

Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, a maior parte dos hospitais públicos da cidade de São Paulo funciona sem atestado de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros, que é documento obrigatório. Apenas três dos 34 hospitais e prontos-socorros do município têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

 

Na rede estadual, dos 30 hospitais existentes, somente nove têm o documento em dia. O Instituto do Coração (Incor) e o Hospital das Clínicas, que foram alvo de incêndio, estão na lista dos que precisam do auto. Recentemente, o Hospital do Coração (HCor), que é da rede privada, também pegou fogo. No caso de hospitais particulares, dentre os 12 mais reconhecidos, dois não têm o AVCB – o Nove de Julho (em processo de atualização) e o Santa Isabel (que precisa de autorizações especiais, por ter prédio tombado).

 

A vulnerabilidade de hospitais ao risco de incêndio é comum em todo País: ao menos 12 instituições pegaram fogo, somente neste ano. Após regulamentação de lei estadual, em abril, o Corpo de Bombeiros recebeu aval para interditar prédios irregulares. No entanto, considerando que faltam hospitais, se não houver risco iminente de morte por causa de incêndio, dificilmente um hospital será fechado pelos bombeiros – o que pode perpetuar as irregularidades.

 

Ter o AVCB não significa que o prédio está imune a incêndios. Também é importante seguir normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em caso de incêndio, é recomendado combatê-lo logo no início, isolando a área, fechando as portas do compartimento e resguardando as pessoas do local, além de ter equipe treinada antecipadamente para lidar com possíveis acidentes.

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online