Início do Conteúdo Principal
BLOG

O que você precisa saber sobre a sinalização de segurança do trabalho

30/08/23 13h08

O que você precisa saber sobre a sinalização de segurança do trabalho

O que você precisa saber sobre a sinalização de segurança do trabalho

A sinalização de segurança do trabalho é algo imprescindível nas empresas. Isso porque ela é fundamental não apenas para evitar contratempos como multas e interdições, mas também para não comprometer as condições relacionadas à acessibilidade, colocando em risco a integridade física dos funcionários.

Nesse caso, todos os alertas utilizados para chamar a atenção e orientar os colaboradores fazem parte do escopo da segurança do trabalho e possuem uma grande importância no cotidiano empresarial.

Mas nem sempre as empresas compreendem o porquê devem investir nesses avisos e, por isso, acabam deixando parte dessas normas de lado, o que pode resultar em graves complicações.

O que é a sinalização da segurança do trabalho?

A sinalização de segurança do trabalho é o conjunto de todos os avisos e lembretes, criados de forma visual, tátil ou auditiva, com o objetivo de orientar e chamar a atenção dos colaboradores para possíveis riscos que o ambiente pode causar.

Além disso, eles também servem para identificar as medidas de segurança que devem ser tomadas para trabalhar naquela área.

Esses avisos são obrigatórios em locais onde há circulação de pessoas em maior volume, para prevenir acidentes, indicar onde estão equipamentos de segurança e alertar sobre possíveis perigos no ambiente.

Essa sinalização de segurança do trabalho pode ser composta por:

  • Placas de sinalização;
  • Faixas;
  • Adesivos;
  • Sinais sonoros;
  • Texturizados.

Inclusive, é comum que existam combinações de sinalizações com mais de uma categoria no mesmo ambiente.

Quais as principais sinalizações de segurança do trabalho?

A sinalização de segurança do trabalho deve ser de fácil entendimento, e alcançar todos os colaboradores e pessoas que frequentam o local onde serão instaladas.

Logo, elas precisam seguir um padrão, para que sejam reconhecidas com mais facilidade e funcionem como alerta, mesmo quando as pessoas que terão contato tenham dificuldades de leitura.

Além disso, elas também devem ser colocadas de maneira visível, para que os visitantes também reconheçam seus alertas, mesmo não conhecendo o ambiente com a mesma frequência que os colaboradores.

Os principais avisos que devem estar sinalizados corretamente em uma empresa são:

  • Perigo: alguns exemplos desse tipo de sinalização são as placas identificando alta voltagem, risco de choque elétrico, presença de produtos químicos, entre outros.
  • Proibição: são os casos dos lugares onde há placas de proibido fumar, proibido comer ou beber, e proibido usar celular.
  • Cuidado: placas de chão molhado, pé direito baixo, desnível que pode levar a tropeços e área com movimentação de empilhadeiras.
  • Alerta: placas de indicação de uso de capacetes de proteção, por exemplo, que orientam os colaboradores.
  • Incêndio: tidos como os sinais de proibição e as placas de sinalização de equipamentos de combate ao incêndio.
  • Orientação: placas que sinalizam rotas de entrada e saída, locais de armazenamento de equipamentos, entre outros.
  • Aviso: sinalizações que identificam reciclagem e avisam ao indivíduo sobre a lixeira correta para o descarte de cada tipo de material.

Qual a importância da sinalização da segurança do trabalho?

Investir em sinalização de segurança do trabalho é, em resumo, uma condição que todas as empresas devem cumprir. Afinal, elas servem para cuidar do cotidiano dos colaboradores, prevenindo acidentes e reduzindo os riscos em sua atividade.

Ter essa sinalização garante que eles serão orientados para as melhores práticas e, dessa forma, poderão desempenhar suas tarefas com mais segurança e assertividade.

Além disso, elas também servem como orientação, o que pode reduzir os gastos da empresa com contratações de colaboradores que realizariam tal função. Por exemplo, acompanhar os visitantes até determinados locais.

Ainda assim, a sinalização de segurança do trabalho também é uma obrigatoriedade de ambientes com potencial perigo. Caso não obedeçam às normas, podem sofrer penalidades como multas e interdições.

Conte com as melhores placas de sinalização da TAG Sinalizações

A TAG Sinalização atua no mercado brasileiro há mais de uma década fabricando placas de sinalização de segurança certificadas e de extrema qualidade para a indústria e diversos segmentos empresariais. Sua missão é garantir a segurança, reforçando a importância do uso de placas de sinalização certificadas e de qualidade, de modo a prevenir potenciais incêndios e garantir a segurança do máximo de pessoas, contribuindo de forma direta para incidentes como o do Museu Nacional não aconteçam novamente.

Acesse o nosso site e confira todos os produtos da TAG Sinalização: www.tagsinalizacao.com.br

Referência: https://isoflex.com.br/sinalizacao-de-seguranca-do-trabalho/#

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online