Início do Conteúdo Principal
BLOG

TAG recebe novo selo de certificação atendendo aos requisitos da NBR 16820

18/06/21 15h05

TAG recebe novo selo de certificação atendendo aos requisitos da NBR 16820

Em setembro de 2020 foi publicada uma nova norma ABNT, a NBR 16820:2020, que substitui a NBR 13434 parte 1, 2 e 3.

A nova norma especifica os requisitos para projetos, fabricação, instalação, classificação, aceitação, manutenção e métodos de ensaio para sistema de sinalização de emergência, prevenção e proteção contra incêndio e situações de emergência, definindo toda documentação necessária e padrões conforme as normas técnicas para projetos.

De acordo com a NBR 16820, a sinalização de emergência é separada em dois grupos: sinalização básica e sinalização complementar.

A sinalização básica compreende as placas e dispositivos mínimos para uma edificação, sendo classificadas em:

- DE PROIBIÇÃO: que tem como função proibir ou coibir ações capazes de conduzir ao início do incêndio ou ao seu agravamento e ameaça à vida humana.

- DE ALERTA: que tem como objetivo alertar as pessoas sobre áreas e materiais com potencial riso de incêndio ou explosão.

- DE ORIENTAÇÃO E SALVAMENTO: que deve indicar mudanças de direção ou sentido, saídas e escadas.

- DE EQUIPAMENTOS: que tem como função indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio e alarme disponíveis.

Já a sinalização complementar engloba as sinalizações secundárias, que são obrigatórias em situações específicas.

Outro aspecto importante para as sinalizações de emergência é conhecer as dimensões da sinalização e os níveis de instalação. Obedecer aos níveis de instalação é importante por dois aspectos. Primeiro, para padronizar e organizar a instalação da sinalização na edificação, facilitando que os usuários as identifiquem. E segundo, para padronizar o projeto da sinalização de emergência, facilitando o entendimento e a execução.

A sinalização de emergência é um importante sistema para o uso seguro de qualquer edificação, evitando e mitigando o impacto das situações de emergência sobre os usuários e bens presentes.

Abaixo listamos os principais pontos com as alterações da NBR 16820:

• Tabela de exemplo de medidas de sinalizações: com relação ao cálculo de distância de visualização foi alterada, anteriormente as medidas de sinalização eram feitas por meio de visualização em metros para se obter a medida da sinalização para aquela distância em metros. Nesta revisão, foram utilizadas as medidas das sinalizações do mercado, e apresentados os resultados das distâncias de visualização destas sinalizações em metros. Não houve alteração no cálculo de medida das sinalizações de emergência, porém observando-se as necessidades do mercado, a inclusão de mensagens adicionais fez com que fossem estabelecidos critérios para estas sinalizações com pictograma e textos adicionais ou com mais de um idioma;

• Alerta: visto a necessidade de que as sinalizações de alerta fossem fotoluminescentes levou à criação de uma sinalização de alerta fotoluminescente com pigmentação ama-

rela reticulada. A sinalização “Proibido utilizar elevador em caso de incêndio” passa a ser obrigatoriamente fotoluminescente, visto o risco em situações sem luminosidade.

• Adequação: critérios estabelecidos normalizam as sinalizações de lotação máxima, sistemas de segurança contra incêndio e de pictogramas com textos complementares que são utilizadas por normas técnicas e comercializadas no mercado brasileiro, e podem ser utilizados como referência nas instruções técnicas do Corpo de Bombeiros;

• Diversos: a Comissão de Estudos da norma de porta corta-fogo definiu um novo texto para as sinalizações de porta corta-fogo e, por este motivo, esta revisão adequou a ABNT NBR 16820 conforme os textos definidos pela ABNT NBR 11742. Além de normas internacionais, o Corpo de Bombeiros de alguns estados passou a exigir a sinalização angular em suas instruções técnicas. A Comissão de Estudos entendeu que esta alteração era de extrema importância para a segurança das rotas de fuga. Esta sinalização angular deve ser utilizada em situações nas quais visualização frontal não seja possível, por exemplo em corredores. A altura de instalação deste tipo de sinalização é diferente das demais, instalada a 2,10 metros ou no teto, não ultrapassando 3 metros de altura, evitando que seja mais um obstáculo para os usuários durante uma evacuação da edificação em situação de emergência.

A TAG Sinalização já recebeu a nova certificação e adequou a criação, fabricação e comercialização das placas seguindo todas as diretrizes indicadas pela ABNT NBR 16820.

Para mais informações e orçamentos entre em contato através do nosso site www.tagsinalizacao.com.

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online