Início do Conteúdo Principal
BLOG

Bombeiros alertam para possível golpe envolvendo falsas vistorias

29/10/20 08h17

Bombeiros alertam para possível golpe envolvendo falsas vistorias

No Rio Grande do Sul, o Corpo de Bombeiros alerta moradores para um golpe envolvendo a fiscalização de estabelecimentos. A suspeita é de que golpistas estejam se passando por militares e fazendo vistorias falsas, onde substituem equipamentos e até cobram taxas inexistentes.

 

No início de setembro, foram recebidas informações de que pessoas, se identificando como os bombeiros e usando fardamento semelhante, estão fazendo uma espécie de vistoria em extintores e até mesmo oferecendo alvarás, cobrando valores das vítimas.

 

Os casos aconteceram nos municípios de Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul. A partir das informações coletadas, o setor de inteligência dos Bombeiros irá atrás das situações apontadas pelas vítimas para identificar os autores dos possíveis golpes.  

 

Os principais alvos foram estabelecimentos de pequeno porte. Em um dos casos, a vítima afirmou ter sido taxada em mais de R$ 4 mil.

 

Na investigação, a suspeita é de que golpistas tenham coagido os donos dos locais, que não conhecem totalmente a legislação, para que pagassem taxas e comprassem equipamentos para regularização.

 

O 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de um dos municípios reforça que o processo de protocolo, análise, vistorias e emissão de alvarás do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) deve ser feito junto ao Corpo de Bombeiros. Porém, dependendo do tipo de edificação e ocupação, a regularização pode ser totalmente virtual, direto no site do órgão.

 

De acordo com os relatos, os falsos bombeiros usam um veículo que não é identificado como da guarnição e aceitam o pagamento apenas em dinheiro. Também há registro de que eles estariam oferecendo vagas em um treinamento online para prevenção a incêndio e, depois da quitação da taxa, não há nenhum tipo de contato para prosseguir o processo. A orientação oficial é de que, caso alguém receba esta abordagem, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e, se suspeitar de golpe, também faça o registro na Polícia Civil.

 

Fique atento a qualquer vistoria suspeita e garanta que o seu estabelecimento esteja em conformidade com todas as normas. Na TAG Sinalização você encontra placas de sinalização essenciais à segurança da sua empresa contra incêndios. Os produtos seguem altos padrões nacionais e internacionais e contam com certificação da ABNT NBR 13434. Confira todos em nossa loja online: www.tagsinalizacao.com.

Ver mais posts
W3 Corp - Agência Digital, Marketing online